A Cria Brasil foi fundada dia 25 de agosto de 2008 pelo o Sr. Edmar W. Souza com visão de trazer capacitação e desenvolvimento para as pessoas com necessidades especiais, garantido o acesso a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade. Com o lema: “Mude seu estilo de vida”.

A Associação Cria Brasil é uma OSC “Organização da Sociedade Civil ” não governamental, de interesse público, sem fins lucrativos, sendo que toda renda proveniente de suas atividades é revertida aos objetivos constantes no seu *Estatuto(Carta Magna da Associação). Seus representantes legais se encontram na *Ata de Posse (Presidência, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal)

*Ambos documentos devidamente registrados em cartório, conforme legislação em vigor.

Criatividade com Ética, Transparência e Autocrítica nas ações, são pilares da Filosofia da Cria Brasil que conduzem a resultados eficazes e satisfatórios para todos os envolvidos : associados, voluntariado, comunidade acadêmica,profissionais diversos, conveniados, apoiadores e patrocinadores das ações Cria Brasil.

 Nossa gratidão aos que nos viabilizam, sustentam, e tem tornado o sonho da “Inclusão Através do Esporte” uma realidade crescente.

Sabemos que atletas paralímpicos não nascem em clinicas de reabilitação, hospitais, ou caem do céu. O bom futuro do esporte adaptado para p.c.ds(pessoas com deficiência) depende do cultivo e ideais, projetos e metas bem traçadas mas, e principalmente, das ações de boa vontade dos interessados  num Mundo Melhor, mais justo, portanto  mais inclusivo.

A Cria Brasil é um braço da educação e pesquisa, veio para mostrar às p.c.ds e convencionais que elas podem mais do que imaginam, tendo necessidades especiais ou não. Pessoas, em um instante, podem ver suas vidas transformadas …, passar por traumas e mudanças radicais, que muitas vezes deixam sequelas… De imediato os cuidados de saúde, acompanhamento médico e reabilitação são essenciais. Sabemos que o sentido da vida… a inserção ou reinserção na sociedade será necessária. Se colocarmos respeito, dignidade e carinho, que chamamos aqui na Cria de Acolhimento…, muda tudo para melhor. Então, poder viver uma nova vida, com sensação de pertencimento, com esperança de dias melhores e a alegria de viver voltando ao coração…, sabemos que faz toda diferença. A isso chamamos Verdadeira Inclusão: Vida ativa e saudável juntos, pessoas com ou sem deficiência, vivendo e aprendendo, ajudando-nos uns aos outros, por um Mundo Melhor e mais Feliz. Essa é a Nossa Crença, essa nossa Bandeira, e testemunho.

Marinalva de Almeida

Atleta Cria Brasil Quinto lugar BBB 2017

Nossas principais conquistas

Edmar Wilson de Souza

Edmar com filhos. Em 2019 completou 45 anos de dedicação às corridas de rua, pista, Maratonas e Ultra maratonas. Conquistou mais de 2000 medalhas e troféus.No currículo: 38 maratonas de 42 km, 28 São Silvestre, inúmeros Jogos Regionais,Abertos,Circuito Caixa Nacional. Já em 1995 completou o equivalente a 3 voltas ao redor da terra (112 mil km) entre Competições e treinos exaustivos diários ( três vezes ao dia).

Por isso sempre afirmou: ” Nasci para correr”

Edmar Wilson de Souza

Edmar Wilson de Souza e filhos Débora e David

Edmar Wilson de Souza da Cria Brasil flagrado no instante que bate o Recorde mundial para Maratonas (42KM) p.c.d com 2h 28min e 9seg. Um segundo à frente do então recordista, um espanhol.

Edmar Wilson de Souza – Atleta da Cria Brasil – Maratona de Nova York 2011.

Edmar Wilson de Souza da Cria Brasil disputando 10 mil metros. Troféu Brasil 1999. Ouro com tempo: 33min.30seg.

Aldo do Carmo

Co-fundador da Cria Brasil

Especialidade provas de longas distancias( fundista). Percorreu mais de 100 cidades vestindo camisa Cria. Última conquista: 2 lugar na categoria da 35 Volta Pedestre de Itu 2019.

Marinalva de Almeida

Atleta da Cria Brasil

27° VOLTA PEDESTRE ITU (28)

Marinalva de Almeida- Atleta da Cria Brasil foi a primeira mulher em 88 anos de prova a concluir a São Silvestre (15km) de muletas. Tempo 2h 19min.

Marinalva de Almeida da Cria Brasil. Recorde brasileiro em 2011 do Salto a distancia (para amputada sem prótese): 2,47 metros classe F42.

Marinalva de Almeida – Atleta da Cria Brasil. Recorde do Brasil ano 2014 – Lançamento de Dardo: 16,41 classe F57.